terça-feira, 10 de novembro de 2009

Teste

Blog destinado ao acompanhamento do livro "Viagem ao Crepúsculo", publicado em agosto de 2009 pela editora Casa das Musas.

Veja o release do livro:

www.casadasmusas.org.br

“Viagem ao Crepúsculo”, de Samarone Lima, revela o cotidiano do povo cubano, no cinquentenário da Revolução Cubana

Em 2009, quando a Revolução Cubana completa 50 anos, o jornalista traz um retrato do cotidiano na ilha, a partir das conversas e vivências, durante quase um mês em Havana e no interior do país.

No final de 2007, o jornalista Samarone Lima pediu licença do trabalho, comprou passagens para Havana, e viajou com um único objetivo - conhecer de perto a vida real dos cubanos. Para isso, evitou hotéis, se hospedou nas casas dos cubanos mais simples, onde ganhou amigos e confidentes. Aos poucos, diversos relatos se transformaram num imenso mosaico sobre a vida na ilha, após 50 anos de um fechado Regime Comunista.

De vendedores do Granma, jornal oficial do Partido Comunista, a artistas, de aposentados a funcionários da saúde. Da esforçada vendedora do mercado negro de alimentos, que o hospedou, à máfia para a compra e venda de passagens de trem e ônibus. Todos contaram suas histórias, registradas somente à noite, para não chamar a atenção do regime cubano.

Poucos dias depois do retorno ao Brasil, Samarone foi surpreendido com a renúncia de Fidel Castro. Novamente, os olhos do mundo se voltaram para a mais famosa ilha do Caribe.

O panorama destes encontros, repleto de emoção, numa narrativa de tirar o fôlego, está no livro “Viagem ao crepúsculo”, publicado pela editora Casa das Musas.

Mesmo sendo autor de dois livros-reportagem (“Zé”, Mazza Edições, 1998 e “Clamor”, Objetiva, 2003), Samarone preferiu abdicar das regras clássicas do jornalismo. Não agendou entrevistas, não procurou grupos pró ou contra a revolução, não se guiou por uma pauta prévia. Mais que isso, não fez perguntas aos cubanos. Preferiu escutar, observar e registrar. Cada dia em Cuba, se tornou uma grande aventura.

O livro, com 232 páginas, narra a preparação da viagem, a chegada a Havana, as descobertas e impasses, e leva o leitor a uma viagem pelas casas e ruas, seus labirintos e perigos, tristezas e esperanças, chegando até Camagüey, cidade no interior do país. Um retrato fiel dos últimos dias de Cuba sob o comando de Fidel. Uma verdadeira viagem ao crepúsculo

SERVIÇO
“Viagem ao crepúsculo”, de Samarone Lima. Editora Casa das Musas, 2009. 232 páginas. R$ 30,00.
Informações para a imprensa:
Autor: Samarone Lima (samalima@gmail.com)
Tel: (81) 9488.3858
Íntegra Assessoria de Imprensa
Ana Rocha (81) 8743.0443/ (81) 3445.8586
anarocha@integrapernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário